Empresa consolidada no mercado desde 2006, a Wavin Amanco passou a investir no cuidado e acolhimento emocional dos seus colaboradores com a proposta de assegurar psicologicamente o ambiente de trabalho e promover o desenvolvimento pessoal dos profissionais.
A parceria entre a Wavin Amanco e a Moodar é um verdadeiro case de sucesso no mundo corporativo. A empresa teve a visão de investir no bem-estar dos seus colaboradores e encontrou na Moodar o parceiro ideal para promover a saúde emocional.
A parceria começou em junho de 2020, quando a OMS trouxe à tona a importância da saúde mental no ambiente corporativo. Pouco depois, com a pandemia do COVID-19 , houve uma preocupação ainda maior com a equipe da Wavin, tornando necessária uma ação imediata. Enquanto os funcionários administrativos estavam em casa, aqueles do time operacional precisavam comparecer às fábricas, e ambos estavam inseguros e assustados. Um plano de ação foi desenhado pela Moodar e Wavin Amanco para cuidar do bem-estar de todos os funcionários.
No entanto, apesar de a Wavin Amanco e a Moodar já falarem sobre o tema, o cuidado com a saúde mental ainda era um assunto pouco difundido entre os colaboradores, especialmente para a equipe das fábricas. Ainda havia um grande tabu e falta de aproximação com este tema. Ainda assim, a Wavin Amanco decidiu investir e mostrar, em ações, que esse tema poderia e deveria ser acessível para todo mundo.
A parceria se iniciou por palestras de conscientização sobre transtornos mentais e seus sinais na rotina. Para surpresa do RH, o tema despertou grande interesse e uma participação ativa dos colaboradores, com pedidos para mais atividades sobre o tema. Embora a equipe administrativa estivesse mais presente, houve participação significativa dos funcionários operacionais.
Depois disso, foram abertas portas para novas intervenções de sucesso. A Moodar ofereceu soluções inovadoras e acessíveis que permitiram que a Wavin desenvolvesse projetos específicos de acolhimento emocional, impactando positivamente a rotina dos seus mais de 1500 colaboradores.
Foi com muita dedicação, esforço e inovação que a Wavin Amanco conseguiu contar com a participação de todos! A atuação híbrida, combinando recursos físicos e digitais, possibilitou a criação de grupos terapêuticos presenciais, onde até 10 colaboradores recebiam acolhimento profissional em grupo e faziam terapias direcionadas para temas sensíveis como luto e medo em meio à pandemia. E, claro que o horário não foi uma limitação! Todos os colaboradores do operacional, que atuam em turnos diferentes foram convidados. Foram realizados encontros nos 4 turnos: manhã, tarde, noite e madrugada, garantindo que todos pudessem ser atendidos.
Agora era preciso olhar para quem estava diariamente lidando com os colaboradores: suas lideranças. Então foram realizados treinamentos para o desenvolvimento de líderes fornecidos pela Moodar, para que eles estivessem aptos a identificar e acolher colaboradores vulneráveis, indicando a terapia disponível na plataforma Moodar. Com isso, os gestores puderam perceber melhor suas equipes, abordando-os com um olhar humano, voltado para a ajuda e não julgamento.
Depois disso, percebemos que, apesar de treinar os líderes e o RH não seria suficiente, precisávamos capilarizar ainda mais o cuidado para quem estava lado a lado com os colaboradores. Então, foi desenvolvido o programa Embaixadores de Saúde Mental, que é composto por colaboradores voluntários treinados e certificados pela Moodar. Esse grupo atua como ponto de apoio para o RH na identificação e direcionamento de pessoas vulneráveis para o cuidado emocional, elevando o potencial do RH em chegar ainda mais perto da ponta operacional. Os embaixadores se fortaleceram e se fixaram na empresa, sendo reconhecidos como pontos de apoio, impactando as relações interpessoais. Essas iniciativas ajudaram a promover uma cultura de cuidado e acolhimento emocional na Wavin Amanco, o que trouxe uma mudança positiva na rotina dos colaboradores.
A Moodar também se destacou por seu compromisso com o cuidado e a atenção aos colaboradores, desenvolvendo programas de acolhimento e consultas de terapia para aqueles que passaram por processos de luto devido à pandemia. Um outro projeto desenvolvido em parceria foi o Acolher no retorno, com a ideia de oferecer acolhimento e consultas de terapia para mulheres que se afastaram durante a licença maternidade. Além de uma ação de sensibilização com todas as pessoas de seus times antes do retorno, para garantir um ambiente seguro, menos ansioso e saudável para essas mães.
Os benefícios de terapia também foram estendidos para os familiares dos colaboradores, além de ações de sensibilização que ajudaram a tornar o time apto a identificar quando algum membro da família precisava de ajuda. Essas iniciativas ressaltam o compromisso da Moodar com o cuidado e a atenção às pessoas, demonstrando que a empresa é uma parceira estratégica e sensível às necessidades da Wavin e de seus colaboradores.
Os resultados da parceria são impressionantes: a Wavin Amanco alcançou uma taxa de 96% de satisfação em relação aos projetos desenvolvidos para seus colaboradores. Além disso, mais de 160 encontros de diferentes temáticas foram promovidos durante a parceria, consolidando a cultura do autocuidado na empresa e promovendo o desenvolvimento pessoal dos seus colaboradores.
Um dos maiores impactos da parceria foi a mudança na percepção dos afastamentos por questões emocionais, que passaram a ser vistos com menos preconceito Mais redes de apoio foram criadas para acolher os colaboradores nesses momentos delicados. A Moodar contribuiu significativamente para essa mudança, promovendo ações que incentivaram a empatia, a compreensão e a solidariedade entre os colaboradores da Wavin.