A Magis5 é uma startup que atua no segmento de tecnologia para e-commerces, que iniciou sua operação em 2019. Atualmente a empresa conta com 96 colaboradores em modelo híbrido e remoto, com um escritório em Rio Claro/SP e um em São Paulo, capital. Em busca prezar pela saúde e bem-estar de seus colaboradores, a Magis5 iniciou uma parceria com a Moodar, como conta Amanda Gargiulo, responsável pelo setor de Recursos Humanos da empresa:
Os resultados dessa parceria revelaram uma transformação notável depois de apenas um ano de trabalho. Ao iniciar a parceria, foi aplicada a Pesquisa Mood, principal métrica de sucesso usada pela empresa.
A Pesquisa Mood é um mapeamento padrão e recorrente que direciona todo o plano de ação das empresas parceiras da Moodar. Com essa pesquisa, é possível conhecer um termômetro emocional da organização sobre risco para ansiedade, com a utilização de ferramenta de pesquisa validada para estudos populacionais sobre saúde mental. Além disso, é acompanhada a percepção do corpo de colaboradores acerca de oito pilares de felicidade que impactam a percepção de bem estar organizacional e satisfação com o trabalho.
Ao todo, foram aplicadas 3 pesquisas no período entre Outubro de 2022 e Setembro de 2023. Os números mostram evolução em pontos que foram trabalhados durante esse tempo.
Durante o período de um ano, foi realizado o plano de ação desenvolvido em parceria com a Moodar, considerando os temas de interesse pontuados, os pilares críticos e os grupos em vulnerabilidade. Mensalmente, ações da Plataforma Moodar foram agendadas, com foco em Comunicação, Valorização Profissional e Diversidade e Inclusão, pilares indicados na pesquisa como principais pontos de atenção. Além disso, o incentivo à terapia foi realizado de forma recorrente.
“As ações mensais em parceria com a Moodar já se tornaram tradição para nosso time. É o momento de parar e refletir sobre nossas humanidades, compartilhar nossas vulnerabilidades e experiências. São sempre muito emocionantes e proveitosas. Sempre recebo feedbacks positivos sobre as abordagens dos temas. O pessoal engaja bastante, é muito emocionante. Acredito que esse momento também aproxima o time, já que ali não falam os cargos, somos todos pessoas compartilhando suas vivências, angústias e aprendizados. É em momentos assim que a empatia e identificação acontecem”.
Entre os bons resultados, destacamos a redução do risco de ansiedade entre os colaboradores. Em outubro de 2022, 43% dos colaboradores apresentaram maiores riscos para a ansiedade, com 18,9% deles em alto risco. No entanto, em setembro de 2023, esses números diminuíram para 33%, com apenas 6,2% em alto risco. Esse resultado é uma prova tangível de que as ações e o acompanhamento terapêutico estão tendo um impacto positivo na experiência dos colaboradores na empresa.
“Saúde mental é um tema que as empresas costumam dar menos importância do que deveriam. O trabalho não rende quando um colaborador está passando por dificuldades ou angústias. Ter esses assuntos em pauta é lançar luz para a importância de um acompanhamento, fazer com que os colaboradores tenham segurança em falar sobre isso com seus líderes e colegas sem o medo de que sua vulnerabilidade seja usada para prejudicá-lo, sem medo de procurar acompanhamento psicológico com receio de julgamentos. Isso também é segurança psicológica. As pessoas se sentem seguras e valorizadas em sua humanidade, não apenas como força de produção, uma peça que será substituída a qualquer sinal de ‘defeito’”.
O projeto em parceria com a Moodar resultou em melhorias substanciais em vários pilares da empresa, medidos pelo Net Promoter Score (NPS).
Na categoria de Saúde e Bem-Estar, a nota subiu em 11 pontos.
O pilar de Autonomia também alcançou um nível de qualidade, crescendo 15 pontos.
A Valorização Profissional atingiu uma nota impressionante, crescendo 30 pontos desde a primeira avaliação.
Por fim, no quesito Diversidade e Inclusão, a nota entrou em zona de qualidade, com aumento de 21 pontos.
Essas melhorias significam que a empresa está oferecendo um ambiente mais saudável, autônomo, valorizando seus colaboradores e promovendo a diversidade e inclusão.
Por fim, o indicador de Net Promoter Score (eNPS) da organização, que mede o quanto os colaboradores recomendariam a empresa como um bom lugar para trabalhar, também testemunhou um crescimento impressionante. Em outubro de 2022, a nota era de 43,40, e em setembro de 2023, registrou-se uma nota importante de excelência: 70,37. Isso indica que os colaboradores estão mais satisfeitos com a empresa e têm maior probabilidade de recomendá-la.
“Ser tratado com respeito e pessoalidade traz um sentimento de pertencimento e uma gratidão que salário não compra. Esse colaborador vai ser promotor da marca, vai se dedicar para o resultado porque entende que faz parte do que está sendo construído pela organização. Claro que não é simples assim, é um conjunto de ações, comportamentos da liderança e uma cultura construída todo dia. Mas saúde mental e bem-estar são parte relevante dessa construção”
O próprio time do RH conta com uma rede de apoio, em dois momentos de trabalho em que a Moodar reúne os profissionais. O Moodar Academy, treinamento mensal que aborda temas relevantes para o desenvolvimento dos profissionais de RH. E o Community Moodar, evento de benchmarking temático e também mensal, onde os profissionais são estimulados a falarem sobre seus desafios.
“Gosto muito dos treinamentos da Academy e a promoção de benchmarking entre os rhs e lideranças das empresas parceiras. Isso é muito rico”.
A parceria entre a Magis5 e a Moodar demonstra como a implementação de ações de desenvolvimento humano podem levar a uma transformação positiva na cultura organizacional e no bem-estar dos colaboradores. A empresa não apenas melhorou seus indicadores de saúde e bem-estar, mas também elevou sua reputação como um ótimo lugar para se trabalhar.
Conheça mais sobre as soluções da Moodar. Agende uma demonstração com nossa equipe.